Semana do Caminhoneiro

A Semana do Caminhoneiro, que para nós se transformou no Mês dos Caminhoneiros, contou com uma série de conteúdos e ações em nossas unidades e redes sociais. 

Somos privilegiados por contar com a parceria de milhares de caminhoneiros e caminhoneiras todos os dias em nossas operações e aplicativo GMOV. 

Então veja abaixo alguns momentos dessa semana tão especial para todos nós. 

Confira também alguns dos conteúdos direcionados aos caminhoneiros que publicamos durante todo o mês de julho:

  • Saúde 

Na primeira semana, entre os dias 04 e 08 de julho, divulgamos materiais e dicas diárias sobre a saúde e bem-estar dos motoristas nas estradas. Práticas simples que garantem maior qualidade de vida e, consequentemente, um trânsito mais seguro. 

  • Segurança 

E por falar em segurança, este foi o tema da segunda semana do mês. Entre os dias 11 e 15, publicamos todos os diais conteúdos relacionados à segurança dos caminhoneiros e caminhoneiras. Abordamos pequenos detalhes e pontos de atenção que fazem toda a diferença ao garantir que todos possam voltar bem para suas casas. 

  • Finanças 

Uma vida financeira saudável é essencial para qualquer pessoa, independente da profissão ou área de atuação, não é mesmo? Por isso, publicamos textos e vídeos sobre esse tema na última semana. Dicas práticas de como gerenciar seu dinheiro e economizar nas estradas. 

  • Homenagem aos motoristas

No dia 25 de julho, Dia do Motorista, publicamos um vídeo especial em homenagem aos caminhoneiros e caminhoneiras. Reforçamos sua importância em conectar o Brasil e transportar o progresso do nosso país. 

  • Perfil do Motorista Alex Caires

Como forma de conhecer melhor o dia a dia dos caminhoneiros, acompanhamos a história de vida de Alex Caires, motorista há mais de 20 anos. Você confere aqui sua jornada pelas estradas da vida.

Abaixo, algumas fotos dos eventos que ocorreram durante a semana nas Unidades G2L:

Agradecemos a você, motorista, por sua dedicação e responsabilidade. Temos a certeza de que, juntos, podemos lutar por melhorias nas condições das nossas estradas e pela valorização dessa categoria tão importante para o desenvolvimento do país.

Uma jornada pelas estradas da vida 

Por Redação | 

Ainda nem amanheceu e, antes mesmo dos primeiros raios de sol, já levanta de sua cama e arruma as coisas para começar o dia. Ao lado do travesseiro, a foto da família relembra suas motivações. Abre a cortina, prepara seu café e toma um banho gelado. Sem perder muito tempo, deixa tudo pronto para retomar a jornada. 

Todos os dias, atravessa centenas de quilômetros por todo o país. A cada km rodado, novos lugares, paisagens e experiências. O cheiro das lonas de freio descendo a serra são como perfume, o som do ronco do motor como melodia. E a solidão, uma fiel companheira em viagens que podem durar dias ou até mesmo semanas. 

Realidade comum a mais de 2 milhões de caminhoneiros e caminhoneiras que percorrem as estradas no Brasil, como é o caso do filho de Dona Aurita, Alex Caires. O rapaz começou a dirigir muito jovem. Logo quando chegou à maioridade, sua primeira habilitação já o permitia conduzir caminhão trucado. 

Caminhoneiro há mais de duas décadas, seus olhos já testemunharam muita coisa em todos esses anos como motorista. Por isso, usa sua experiência para manter uma direção defensiva e responsável nas estradas. 

Casado e pai de dois filhos, a responsabilidade só aumenta.  Afinal, sair de casa só faz sentido se todos puderem voltar. 

Hoje, Alex representa todos os Reis e Rainhas da Estrada que, mesmo com a saudade da família e da sua cidade, transportam o progresso e o futuro do nosso país. Carregam muito mais do que produtos, cargas e mercadorias. Transportam sonhos e histórias. 

Mas para entender melhor essa jornada pela estrada da vida, precisamos voltar ao início de tudo. Ao ponto de partida. 

Início da Viagem 

Alex nasceu em Brumado, uma cidadezinha no interior da Bahia, com pouco mais de 65 mil habitantes. Quando criança, era um menino simples, mas cultivava sonhos. Na escola, demonstrava gosto por matemática, sua matéria favorita. E quando batia o sinal, ia direto jogar bola com os amigos na praça perto de casa. 

Por mais que fosse divertido, seu olhar se desviava a todo momento para a rua ao lado do campinho. Seu real interesse já chamava a atenção: eram os carros, motos e caminhões que passavam por lá. Desde cedo, o menino demonstrava gostar de máquinas, veículos e transporte. Talvez esteja no sangue, já que a relação da sua família com o transporte de cargas começou muito antes de Alex nascer. 

Os pais contavam ao menino a história de seu avô, João Caires. Um português que veio ao Brasil e se instalou no Nordeste brasileiro. Garimpava ouro e diamante na Chapada Diamantina. Como naquela época a região ainda não contava com veículos e alternativas de transporte, João conseguiu uma tropa de animais, com burros e mulas, e passou a levar farinha, carga de cachaça e outras mercadorias entre as cidades próximas. 

Inspirado pelas histórias do avô, Alex também tinha alguns amigos de infância que compartilhavam o amor por caminhões. Tudo contribuiu e reforçou seu interesse. 

Carregando sonhos 

Aos 15 anos de idade, ajudava sua mãe na loja de confecções da família. Com o auxílio do filho, Dona Aurita Caires transportava as roupas e vendia na feira. O transporte das peças era feito por uma caminhonete, onde Alex aprendeu a dirigir.

E conforme o garoto crescia, seu objetivo era claro: “Quando eu fizer 18 anos, vou tirar minha habilitação. Quero dirigir caminhões!”. Dito e feito. Porém, esta não foi a única mudança na vida de Alex aos 18 anos. 

No mesmo ano que tirou a licença para dirigir, há mais de 25 anos, Alex se mudou para São Paulo. Um jovem rapaz, carregado de sonhos e expectativas. Na nova cidade, trabalhou em concessionária, como manobrista e outras oportunidades que apareceram. 

Na terra da garoa, também fez amigos, subiu a categoria da habilitação e finalmente conseguiu se estabilizar. Passou a frequentar uma igreja, onde conheceu Luiz Carlos Valentim, caminhoneiro e palmeirense que se tornou um importante personagem na vida de Alex. 

Bifurcações 

Nesta mesma época, surgiu a possibilidade de seguir por uma nova área profissional: mecânica de aeronaves. Logo quando chegou em São Paulo, Alex estudou por sete meses e prestou para um curso da aeronáutica. 

O destino, porém, havia reservado outros caminhos. No dia que realizaria a segunda prova, um imprevisto aconteceu. Quando estava na Marginal Tietê, a caminho do local, começou a chover torrencialmente.  

A água entrou pelo vidro do carro e molhou o braço engessado de um colega que estava junto com Alex e também faria a prova. Os dois não conseguiram comparecer e foram reprovados. 

“E se aquele dia tivesse outro desfecho?”, se perguntava com frequência. Mas Alex não deixou que essa dúvida pudesse tirar seu sono. Levantou a cabeça e seguiu em frente. E pouco tempo depois, um amigo o chamou para trabalhar como caminhoneiro. 

Trilhando novos caminhos 

No início da jornada como motorista, Alex contou com a ajuda, o incentivo e os conselhos de Luiz Valentim, aquele caminhoneiro experiente que frequentava a mesma igreja. E com o passar dos anos, se tornaram grandes amigos. Mais do que isso: sogro e genro. 

Daniela, filha de Luiz, conheceu Alex e os dois logo se apaixonaram. Segundo ele, “primeiro encantou o sogro e a sogra para depois encantar a esposa”. 

Os frutos desse amor se chamam Gabriela, uma garota de 17 anos que ama viajar com o pai, passear no shopping e pretende seguir carreira na área da tecnologia. E Samuel, um menino de 10 anos apaixonado por carros e jogos. Atualmente, quando perguntado sobre o futuro, quer trabalhar fazendo vídeos para a internet. 

“Nasceram com o meu sangue, porque gostam de estrada. Se fosse pra escolher ir de avião pra qualquer lugar do Brasil ou viajar de carro com o pai, preferem a segunda opção”, afirma Alex, com orgulho. 

Como caminhoneiro, Alex já chegou a ficar 40 dias longe de casa e descobriu que a carga mais pesada é a da saudade. Nessas situações, a música quebrava o silêncio da cabine. O rádio tocando sertanejo, como quem narra em voz alta os sentimentos mais profundos.

Nos mais de vinte anos como motorista, Alex presenciou tudo o que a estrada pode oferecer de bom e ruim. Todos os perigos, desafios, experiências e maravilhas que a vida em movimento pode proporcionar. 

Estrada à frente 

Em 2020, Alex fez testes em uma empresa de transportes e foi aprovado. Quando estava para pegar o uniforme, recebeu uma ligação da G2L. Era uma proposta!

Chegou em casa indeciso e compartilhou a situação com quem há mais de 20 anos o ajuda a tomar as melhores decisões: sua esposa. “Vá fazer a entrevista e se livre dessa dúvida”, aconselhou Daniela, com sabedoria. 

Ele fez o teste e gostou. Contratado como um dos primeiros motoristas da G2L, faz questão de seguir aprendendo e usa sua experiência para ensinar outros motoristas mais jovens.

Hoje, volta todos os dias para casa, contribui mais de perto com a criação dos filhos e consegue passar tempo de qualidade com a família.  

Alex pretende investir em educação, reativar sua faculdade de logística e aprender mais sobre a parte operacional do transporte. Quando olha para o horizonte, ele enxerga um lindo caminho pela frente.

Agora mais presente, quer ajudar Gabriela e Samuel na formação acadêmica, profissional e pessoal. Viajar com eles pelas estradas da vida que estão apenas no início.

Um ambiente que Alex conhece muito bem.  

Assista ao nosso vídeo especial em homenagem aos caminhoneiros que publicamos na última segunda-feira (25), no Dia do Motorista 

 

 

Homenagem aos motoristas

Feliz Dia do Motorista! 
 

Nessa data tão especial, reforçamos a importância de todos os caminhoneiros e caminhoneiras que transportam o progresso e o futuro do nosso país. 

Afinal, carregam muito mais do que produtos, cargas e mercadorias. Transportam sonhos e histórias de vida. 

Agradecemos a você, motorista, por sua dedicação e responsabilidade. Você transforma e conecta o Brasil todos os dias! 

Compartilhe esse vídeo em suas redes sociais, para que possa chegar em outros motoristas. Lembrando que, durante todo o mês de julho, estamos divulgando conteúdos aos caminhoneiros. 

Já falamos sobre: 

 

  • Saúde 

Na primeira semana, entre os dias 04 e 08 de julho, divulgamos materiais e dicas diárias sobre a saúde e bem-estar dos motoristas nas estradas. Práticas simples que garantem maior qualidade de vida e, consequentemente, um trânsito mais seguro. 

  • Segurança 

E por falar em segurança, este foi o tema da segunda semana do mês. Entre os dias 11 e 15, publicamos todos os diais conteúdos relacionados à segurança dos caminhoneiros e caminhoneiras. Abordamos pequenos detalhes e pontos de atenção que fazem toda a diferença ao garantir que todos possam voltar bem para suas casas. 

  • Finanças 

Uma vida financeira saudável é essencial para qualquer pessoa, independente da profissão ou área de atuação, não é mesmo? Por isso, publicamos textos e vídeos sobre esse tema na última semana. Dicas práticas de como gerenciar seu dinheiro e economizar nas estradas. 

Fique atento porque ainda teremos mais conteúdos a caminho e, durante essa semana, vamos promover algumas atividades e ações em nossas filiais, como: 

 

  • Palestras sobre segurança
  • Atendimento médico
  • Distribuição de brindes
  • Café da manhã

Filiais onde ocorrerão as ações: 

Cotia (SP): Avenida Eng. Miguel Gemma, 1871 – Mogi Das Cruzes / Sp – 08780-680 

Guarulhos (SP): Rua Sisa – 450 – Guarulhos – Sp – 07221-030 

São José dos Campos (SP): Praça Cariri 303 – Chácaras Reunidas – São Jose Dos Campos – 12238-360 

Pindamonhangaba (SP): Rodovia Engenheiro Luiz Dumont Vil – Pindamonhangaba/Sp – 12442-260 

Mogi das Cruzes (SP): Rua Tenente Onofre Rodrigues de Aguiar, 1401 – Vila Industrial, Mogi das Cruzes – SP, 08770-041 

Araçariguama (SP): Rodovia Presidente Castelo Branco, Km 52 – Ronda – Aracariguama – Sp – 18147-000 

Ouro Branco (MG): Rodovia Mg 443 Km 07, Fazenda Do Cadete – Portaria Norte – Ponto E-12 – Ouro Branco – Mg – 36420-000 

Divinópolis (MG): Av Gabriel Passos, 102. Bairro Por –  Divinópolis – Mg – 35500-450 

Contagem (MG): Rua José Maria De Lacerda, 1340, C –  Contagem -Mg – 32210-120 

Barão de Cocais (MG): Av Getulio Vargas, 1555, Bairro Vila Operaria – Barão De Cocais/Mg – 35970-000 

Itaguaí (RJ): Av. Canal de São Francisco, 6777 – Santa Cruz, Rio de Janeiro – 23560-900 

Aparecida de Goiânia (GO): Rua 01 Quadra 11 Lote 26 A 35 Sn Polo  – 74985-115 

Cuiabá (MT): Av. Ayrton Senna Da Silva, 675 – Distrito Industrial, Cuiabá – 78099-000 

Recife (PE): 1a Travessa Getúlio Vargas, 189-375 – Curado, Recife – 50950-000 

Simões Filho (BA): Rodovia Br 324 km 16 centro Industrial de Aratu – Simões Filho – 43700-000 

Maracanaú (CE): Av.Parque Oeste, 1400 – Maracanaú – Ce – 61939-120 

Caucaia (CE): Rod Br 222 S/N Km 32 Primavera- Distrito De Guararu – Caucaia- Ce – 61690-975 

Sapucaia do Sul (RS): Avenida Borges Medeiros, 650 –  Sapucaia Do Sul – Rs – 93212-110 

Charqueada (RS): Av. Getúlio Vargas,3200 – Charqueadas / Rs – 96745-000 

Araucária (PR): Rodovia Pr 423, Km 24,5, Bairro Passauna – Araucaria – Pr – 83705-000 

8 dicas de finanças para caminhoneiros 

Por Redação | 

Uma vida financeira saudável é essencial para qualquer pessoa, independente da profissão ou área de atuação, não é mesmo? Por isso, trouxemos algumas dicas para você, caminhoneiro e caminhoneira, conseguir poupar e gerenciar seu dinheiro. 

Uma pesquisa do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) mostrou que 46% dos brasileiros não controlam seu orçamento. Quando perguntados, não sabem quanto gastam, quanto pagam de juros, o valor de seus rendimentos mensais e nem se planejam financeiramente para imprevistos. 

Tudo isso dificulta tomar decisões mais conscientes e econômicas. Luiz Camargo, Especialista de Planejamento Financeiro na G2L, conta pra gente algumas dessas pequenas ações no dia a dia que ajudam a ter maior controle das finanças. 

“O primeiro passo é separar suas finanças pessoais das profissionais. Isso irá auxiliar no seu planejamento e tomada de decisão”, comenta. Dessa forma, é possível decidir os limites de gastos pessoais e relacioná-los com os objetivos de curto, médio e longo prazo. 

Luiz Camargo, Especialista de Planejamento Financeiro na G2L, abre a semana sobre finanças aos motoristas

Além disso, a simples organização das finanças pessoais e profissionais pode contribuir de diferentes formas, como: 

  • Gerenciar o risco através de previsão de momentos de incerteza; 
  • Ter visibilidade do seu negócio e rentabilidade; 
  • Organizar ações para diminuir os riscos e aproveitar as oportunidades; 
  • Honrar com as obrigações legais; 

 

Ao falar das finanças profissionais, é fundamental que o motorista organize entradas e saídas de forma adequada. Sabemos que não é uma tarefa fácil, mas, ao inserir em sua rotina o controle financeiro, o resultado será nítido. Aqui vão algumas pequenas ações que podem ajudar no dia a dia:  

  • Elabore um controle detalhado das suas finanças, pode ser através de uma ferramenta contratada, uma planilha no computador ou até mesmo em um caderno ou agenda; 
  • Comece categorizando as entradas e saídas em receitas e despesas; 
  • Crie subcategorias para suas despesas e entenda onde está seu maior desembolso e crie estratégias para reduzir estes gastos, como por exemplo: Combustível, Pedágio, Alimentação, Hospedagem, Manutenção, Outros. 
  • Crie indicadores para facilitar o acompanhamento da rentabilidade de forma segregada, como por exemplo, agrupar as receitas, despesas e quantidade de Km rodados por viagem 
  • Faça o acompanhamento por prestação de serviço anotando a empresa que solicitou o serviço para entender sua lucratividade por cliente. 

 

Nas finanças pessoais, o planejamento estará sempre atrelado ao profissional, tendo em vista que sua remuneração é proveniente do seu esforço de trabalho, portanto o primeiro passo é definir suas projeções de negócio e entender qual será sua remuneração. 

  • Você pode definir um valor fixo mensal para ter como renda pessoal desde que seu negócio lhe proporcione isto, caso contrário crie métricas variáveis para seu salário mensal. 
  • Com o planejamento de seu salário mensal, faça as estimativas de suas despesas, reservando valores para os gastos essenciais como moradia, lazer, saúde e outros. 
  • Reserve um percentual fixo do seu salário para poupar (estudos indicam 30% como um valor razoável), assim poderá contar com reserva de segurança para seu futuro; 
  • Faça sua reserva de emergência (resumidamente, este valor deve representar o equivalente a 6 meses dos seus gastos médios) para momentos de incerteza. 
  • Revise periodicamente seu planejamento e faça ajustes necessários; 

 

Um outro grande ponto de atenção é o local onde você deixa seu dinheiro. Segundo uma pesquisa do SPC Brasil, 6 em cada 10 pessoas ainda guardam seu dinheiro na poupança. Mas essa não é nem de longe a melhor opção. Isso porque, na poupança, o dinheiro pode render menos que a inflação, nome dado ao aumento dos preços de produtos e serviços.

Ou seja, na realidade seu patrimônio estaria se desvalorizando com o tempo, ao invés de aumentar. Por isso é importante pesquisar por alternativas no mercado que estejam mais alinhadas ao seu perfil (risco) e expectativas (curto, longo prazo). Algumas alternativas de baixo risco, como Tesouro Direto e contas digitais com rendimento diário (CDB). 

Então, podemos resumir tudo em oito dicas principais: 

  1. Saiba separar os gastos profissionais e pessoais 
  2. Faça uma lista com todos os gastos 
  3. Utilize algum aplicativo ou planilha para monitorar as saídas e entradas de dinheiro 
  4. Tenho um fundo de emergência 
  5. Gaste menos do que ganha 
  6. Não dependa da poupança para guardar o dinheiro 
  7. Se possível, faça manutenções preventivas no veículo 
  8. Evite gastos desnecessários 

Entender suas fontes de receitas e despesas é essencial para se ter uma saúde financeira ajustada à realidade, evitar surpresas e se preparar para imprevistos. Então, busque estabelecer uma rotina de aprendizado, entre uma viagem e outra tome um tempo para ler um livro, se inscreva em canais de finanças pessoais e melhore sua visão sobre negócio. O conhecimento é o melhor companheiro desta jornada. 

O que você achou dessas dicas? Conta pra gente através dos nossos canais de contato e interaja conosco nas mídias sociais, sempre como @logisticag2l! 

Se você gostou desta publicação, compartilhe em suas redes para que mais pessoas possam conhecer essas dicas de finanças e seguir com a gente #NaRotaDoFuturo! 

7 dicas de segurança para os caminhoneiros

Por Redação | 

Acidentes rodoviários estão entre as 10 maiores causas de óbitos no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Somente em 2021, a Polícia Rodoviária Federal registrou 63.447 ocorrências em rodovias federais. Foram perdidas 5.391 vidas e, deste total, 854 pessoas eram ocupantes de caminhões. 

São números tristes que reforçam ainda mais a responsabilidade de todos em contribuir para um trânsito mais seguro. Em um ambiente violento e inseguro, corre mais riscos quem passa muito tempo nele, como é o caso dos caminhoneiros. No ano passado, considerando todas as vias, o Brasil registrou mais de 45 mil acidentes envolvendo caminhoneiros, segundo dados do IBGE. 

Entre as causas dos acidentes nas estradas, é possível classificar três principais fatores: humano, mecânico e vias. 

 

Fator humano: 

  • Excesso de velocidade 
  • Combinar direção e bebidas alcoólicas 
  • Uso de celular ao volante 
  • Não usar setas 
  • trafegar muito próximo ao veículo que vai à frente 

 

Fator mecânico: 

  • Pneus 
  • Freios 
  • Faróis 
  • Vela 
  • Filtros 
  • Correia dentada 
  • Radiador 
  • Sistema elétrico 
  • Combustível 

 

Condição das Vias:                                                               

  • O estado de conservação 
  • As condições da sinalização 
  • A falta de acostamento 
  • A falta de passarelas 

Ao considerar todos esses possíveis riscos e muitos outros que não citamos aqui, precisamos reforçar a importância do nosso papel individual nas estradas, ao manter a atenção redobrada, os cuidados constantes e ações de preventivas. 

Por isso, separamos algumas dicas básicas e práticas de segurança. Alguns pontos de atenção que fazem toda a diferença ao garantir que todos possam voltar bem para suas casas. 

 

1. Fazer manutenção regular no veículo 

Realizar manutenção frequente é uma forma de diminuir consideravelmente as chances de acidentes pelo fator veicular. Como citado acima, com atenção especial aos pneus, freios, faróis, lâmpadas, luzes, limpadores de para-brisa, vela, filtros, correia dentada, radiador, sistema elétrico e combustível. 

 

2. Sempre use o cinto de segurança 

Usar o cinto de segurança, além de ser obrigatório por lei desde 1997 em todo o território nacional, evita que as pessoas se machuquem gravemente em 80% dos casos de acidente, segundo levantamento da Rede Sarah. 

 

3. Não utilize o celular enquanto dirige 

Um dos grandes causadores de acidentes no trânsito é a desatenção. E os celulares, com cada vez mais recursos e funcionalidades, são uma grande fonte de distração. Usar o celular ao volante é algo que pode tirar seus olhos da pista por segundos valiosos. Se precisar usar o aparelho, estacione o veículo. 

 

4. Mantenha-se na velocidade permitida 

Em muitos casos, a busca por maior agilidade nas entregas pode criar uma pressão desnecessária e perigosa. Por medo de atrasos, o motorista acaba correndo demais e deixando a segurança de lado. Portanto, procure seguir os limites de velocidade. Nenhum prazo de entrega vale mais do que a vida. 

 

5. Atenção nas ultrapassagens 

Sabemos que em alta velocidade, qualquer deslize pode gerar acidentes. Então, mantenha-se atento. Quando for ultrapassar, não se esqueça de observar pelo retrovisor se não há outro veículo tentando realizar uma ultrapassagem, sinalize com a seta, dê um breve torque na buzina e acelere em uma marcha mais forte. É importante usar os recursos como a seta e buzina para se comunicar e deixar evidentes suas intensões de manobra. 

 

6. Mantenha distância do veículo que vai à frente 

A distância de seguimento é extremamente importante em situações de emergência. Manter uma distância segura entre veículos possibilita frear mais suavemente e evitar colidir com a traseira do veículo que estiver à sua frente. A distância segura é de um carro para cada 20 km/h, ou seja, caso esteja a 60 Km/h, a distância do veículo da frente deve equivaler a três veículos. 

 

7. Não combine direção e bebidas alcóolicas 

Uma das maiores causadoras de acidentes no trânsito é a ingestão de álcool no volante, segundo o Atlas da Acidentalidade do Transporte Brasileiro. Pensando nisso, organize seus horários para beber apenas em dias de folga e quando não precisar dirigir. É uma forma de preservar a sua vida e a de todos que estão nas ruas e estradas. 

 

Voltar para casa em segurança é um direito de todos e, por isso, sempre reforçamos em nossas redes sociais e treinamentos internos com nossos motoristas parceiros a necessidade de uma condução defensiva. 

Antes de cada ação, devemos pensar nos nossos familiares que esperam ansiosamente por nosso retorno, bem como os entes queridos de todos que saíram às ruas e em algum momento cruzarão nosso caminho. 

O que você achou das nossas dicas de segurança? Muitas delas podem ser usadas e adaptadas não apenas para caminhoneiros, mas para todos. 

Se você gostou desta publicação, compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer essas dicas e seguir com a gente #NaRotaDoFuturo! 

5 dicas de saúde para caminhoneiros

Por Redação |

O dia a dia dos caminhoneiros é marcado por inúmeros desafios. Seja ao enfrentar os perigos das longas jornadas em um trânsito violento ou conviver com as grandes burocracias que geram esperas desnecessárias. Além disso, a vida em constante deslocamento também é marcada por muitos sentimentos — bons e ruins —, como o amor pelas estradas, as incertezas do cotidiano e a saudade da família.

Em qualquer cenário, profissão, gênero ou idade, os cuidados com a saúde física e mental são essenciais, principalmente no caso dos caminhoneiros e caminhoneiras. O tempo que passam sentados dirigindo e aguardando carregamento, ou os impactos psicológicos provocados pelos ofícios da profissão demandam atenção redobrada.

A pesquisa mais recente da Confederação Nacional do Transporte (CNT) sobre o Perfil dos Caminhoneiros mostra que pressão alta (18,1%), problemas de visão (17,1%), dores de cabeça (15,2%), problemas na coluna (15,1%) e estresse (11,75) são os cinco sintomas mais frequentes entre os motoristas. 

Sabemos que pequenos hábitos saudáveis, quando aplicados ao cotidiano, podem fazer uma grande diferença a longo prazo, como eliminar dores físicas, melhora do humor, mais atenção nas estradas, maior capacidade de reflexo motor e muitas outras funções que geram qualidade de vida ao motorista e contribuem para um trânsito mais seguro.

Elisangela Felix, enfermeira do trabalho na G2L, abre a semana de conteúdos sobre saúde aos caminhoneiros

Por isso, separamos algumas dicas úteis de saúde que podem ajudar você, motorista, a desenvolver hábitos mais saudáveis, garantir seu bem-estar e segurança nas estradas

1 – Cuidado com a postura

Em algumas profissões e atividades, é comum que as pessoas fiquem sentadas durante horas— como é o caso dos motoristas. Manter seu corpo em uma mesma posição pode ser ainda pior quando não há preocupação com a postura. A longo prazo, uma postura ruim pode acarretar uma série de problemas futuros para a coluna.

Por isso, evite deixar as costas afastadas do banco, principalmente a região lombar. O ideal é ficar em um ângulo próximo a 90 graus. Prestar atenção nos detalhes pode fazer a diferença para sua saúde, como manter os ombros relaxados, distribuir seu peso corretamente e — sempre que possível — aproveitar as paradas para alongar as costas.

2 – Faça alongamentos e exercícios

Alongamentos e exercícios físicos ajudam a prevenir uma série de problemas musculares e circulatórios que podem ser agravados pelo tempo considerável que os motoristas passam sentados enquanto fazem suas entregas.

Uma boa opção é usar as próprias partes do caminhão, como rodas, quinas da carreta e portas para ajudar no alongamento. Exercícios como abdominais e corrida no tempo livre pode ajudar, e muito, a combater dores na lombar e problemas respiratórios. É sempre bom começar de forma leve e aumentar a intensidade gradativamente.

3 – Durma bem

Sabemos que a qualidade do sono e da alimentação, assim como o nível de estresse e cansaço, impactam profundamente a performance do motorista. Atenção prejudicada e oscilações de humor são algumas das consequências mais comuns que, quando combinadas, podem ser fatais. 

Então planeje sua rotina para realizar pausas regulares e em locais que possam oferecer uma boa qualidade de sono. A prioridade não deve ser chegar rápido, mas chegar bem. Com o sono em dia, acidentes são evitados, as cargas são entregues e todos voltam para suas casas em segurança. Respeite seus limites e tempos de parada. 

4 – Mantenha uma alimentação saudável e periódica 

O Perfil dos Caminhoneiros, mapeado pela CNT, mostra que a maioria dos motoristas estão acima do peso ideal. Ao medir o Índice de Massa Corporal (IMC), 42,9% dos motoristas estão acima do peso e 27,5% com obesidade I. Apenas 17,4% apresentam índices equilibrados de IMC.

Além da atividade física, a alimentação também influencia muito no controle de peso, além de fatores como aumento nos índices de colesterol no sangue. Por isso, evite comidas muito gordurosas, monte pratos coloridos e se programe para comer com uma frequência adequada para seu gasto calórico. Assim como comer o tempo todo, ficar muitas horas sem comer também faz mal ao seu organismo.

5 – Cuidado com o estresse

O trânsito e as longas esperas podem levar os caminhoneiros e caminhoneiras ao estresse extremo. Então, se você se sente cansado e estressado, tente reservar um tempo do seu dia para dispersar a mente, ouvir música, respirar profundamente ou praticar alguma atividade como forma de lazer. Uma boa opção é utilizar aplicativos de trânsito no seu celular para descobrir quais trajetos têm menos congestionamentos e menos acidentes. 

E somado a isso, se possível, faça terapia. Infelizmente, a pesquisa da CNT mostra que 96,4% dos motoristas nunca buscaram ajuda profissional para problemas psicológicos. Entre os que já buscaram auxílio psicológico, a depressão (57,9%), irritabilidade constante (31,6%) e baixa autoestima (18,4%) são os problemas mais comuns. Importante lembrar que a busca por ajuda profissional não significa demonstrar fraqueza.

Algumas dicas complementares são: utilizar filtro solar, principalmente no rosto e nas regiões dos braços que ficam expostas ao sol; sempre levar um kit de primeiros socorros no caminhão; evitar a automedicação; higienizar as mãos e superfícies de contato frequentemente; e realizar exames periódicos e preventivos.

Pedro Andrade, Supervisor de Saúde Segurança e Meio Ambiente na G2L, acredita que quando falamos de bem-estar, temos que pensar na somatória de diversos fatores que influenciam diretamente no dia a dia dos caminhoneiros. “Precisamos garantir um ambiente salubre para os nossos motoristas, contribuindo para que tenhamos, além de profissionais qualificados, agentes multiplicadores de atitudes seguras e que coloquem sempre a vida em primeiro lugar”.

E aí? O que achou das nossas dicas de saúde para caminhoneiros? Muitas delas podem ser usadas e adaptadas não apenas para os motoristas, mas para todos. Melhorar sua qualidade de vida é um investimento em você e no mundo ao seu redor. Se você gostou desta publicação, compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer essas dicas e seguir com a gente #NaRotaDoFuturo!

Começa hoje o Mês dos Caminhoneiros

Por Redação | 

O Dia do Motorista é celebrado em 25 de julho, mas não poderíamos limitar nossas homenagens a um único dia. Precisamos reconhecer e valorizar todos os caminhoneiros e caminhoneiras que movimentam o país no dia a dia. Por este motivo, temos orgulho em compartilhar nosso carinho e parceria diária 

Portanto, elaboramos ações e conteúdos originais relacionados ao dia a dia nas estradas que você poderá aproveitar durante todo o mês.  

São diversas ações distribuídas pelo país, publicações exclusivas aqui no Blog G2L, conteúdo diário nos nossos stories, dicas de finanças aos motoristas, materiais sobre segurança, entrevistas com nossos motoristas parceiros e muito mais!  

Mensagem do Gerente Geral de Operações da G2L, Allan Alcantara

Veja abaixo algumas das ações previstas a partir da próxima segunda-feira pra você não perder nada: 

Saúde 

Na primeira semana, entre os dias 04 e 08 de julho, divulgaremos materiais e dicas diárias sobre a saúde e bem-estar dos motoristas nas estradas. Práticas simples que garantem maior qualidade de vida e, consequentemente, um trânsito mais seguro. 

Leia: 5 dicas de saúde para caminhoneiros

Segurança 

E por falar em segurança, este é o tema da segunda semana do mês. Entre os dias 11 e 15, publicaremos todos os diais conteúdos relacionados à segurança dos caminhoneiros e caminhoneiras. Abordaremos pequenos detalhes e pontos de atenção que fazem toda a diferença ao garantir que todos possam voltar bem para suas casas. 

Leia: 7 dicas de segurança para os caminhoneiros

Finanças 

Uma vida financeira saudável é essencial para qualquer pessoa, independente da profissão ou área de atuação, não é mesmo? Por isso, preparamos textos e vídeos sobre esse tema que serão disponibilizados diariamente aqui no blog e em nossas redes sociais. Dicas práticas de como gerenciar seu dinheiro e economizar nas estradas.  

Leia: 8 dicas de finanças para caminhoneiros

 

Semana do Caminhoneiro 

A Semana do Caminhoneiro acontece entre o dia 25 Dia do Motorista – e se estende até 29 de julho. Preparamos alguns materiais exclusivos que serão divulgados durante esses dias, além de ações em mais de 25 pontos distribuídos pelo país. Entre as atividades programadas, vamos promover em nossas filiais: 

 

  • Palestras sobre segurança
  • Atendimento médico
  • Distribuição de brindes
  • Café da manhã

 

Ao garantir condições de trabalho e qualidade de vida, contribuímos com um mundo melhor para todos. Então, precisamos valorizar cada vez mais nossos motoristas parceiros. Não apenas em julho ou datas pontuais que celebram essa categoria, mas diariamente.  

Temos a honra de trabalhar em parceria com muitos caminhoneiros. Somente em nossa plataforma GMOV, já são mais de 50 mil motoristas cadastrados que transportam conosco por todo o país sem contar os outros milhares que temos contato diário em nossos pátios e operações. Um prazer para nós conviver com os profissionais que, literalmente, carregam e conectam o país. 

Agora que você já sabe algumas das novidades que preparamos para esse Mês dos Caminhoneiros, qual conteúdo você está mais ansioso para ver? Interaja conosco nas redes sociais e acompanhe nossas publicações, sempre como @logisticag2l 

Compartilhe em suas redes para que mais pessoas possam receber essas informações e seguir com a gente #NaRotaDoFuturo!