Mudanças climáticas e desafios logísticos

Falar sobre as mudanças climáticas, sem dúvida, é cada vez menos um tabu e mais uma necessidade. Afinal, a conversa saiu de fóruns de organizações não governamentais e chegou às bolsas de valores. Hoje, por exemplo, é possível investir em fundos ESG, compostos por empresas com responsabilidade ambiental, social e de governança.

Porém, as mudanças climáticas exigem mais do que um olhar para o futuro. Consequências como as enchentes do Rio Grande do Sul demonstram como elas já impõem desafios a serem superados hoje por uma série de setores da economia. A logística é um desses setores.

Como as mudanças climáticas desafiam a logística

Antes de qualquer coisa, é preciso definir quais os principais impactos das mudanças climáticas na logística.

Dentre outros, podemos destacar o aumento dos eventos extremos, tais quais tempestades, inundações e secas. Eles levam a danos estruturais, o que atrasa entregas e aumenta custos. Há também as mudanças perenes. Por exemplo, o aumento das chuvas ou dos ventos, o que exige alterações nos processos de transporte, armazenamento e distribuição.

Por fim, há também o aumento do nível do mar, que pode levar à inundação de portos hoje essenciais para o escoamento de produtos, exigindo profundas reformas ou mesmo construção de novas instalações.

Há exemplos reais desses cenários hipotéticos. Em 2021, uma tempestade de areia fechou o Aeroporto Internacional de Dubai por seis horas. No mesmo ano, a Alemanha registrou as piores enchentes em um século, o que danificou estradas e ferrovias.

A Califórnia, por sua vez, viveu os dois extremos, indo de uma seca que comprometeu a produção agrícola e o transporte hidroviário para uma série de enchentes. O fenômeno é chamado de “chicote do clima”, no qual períodos muito quentes e secos dão lugar a meses extremamente úmidos.

Mais de uma solução é a melhor solução

A logística multimodal oferece inúmeros meios de transporte para seus produtos em uma só empresa, demandando apenas uma negociação antes da prestação do serviço.

Como resultado, em casos de inviabilidade causada por efeitos das mudanças climáticas, você não precisará buscar outro prestador de serviço, renegociar os termos do contrato e, ao mesmo tempo, romper o vínculo com o antigo prestador.

A combinação inteligente de performance e economia para a logística envolve comodidade para o cliente. É isso o que a G2L oferece. Fale conosco e conheça nossas soluções.