O transporte de cargas, especialmente pelas vias rodoviárias, é uma atividade dinâmica e desafiadora. Como resultado, a busca por segurança da carga precisa ir além da mera prevenção de perdas e materiais. Ela é, de fato, um pilar estratégico, impactando diretamente na eficiência operacional, na reputação da marca e na sustentabilidade financeira.
Para atingir a excelência em uma cadeia de processos, começando na origem da carga e terminando no destino final, é preciso ser multidisciplinar. Ao mesmo tempo, avanços tecnológicos precisam estar no radar, sendo analisados para, quando positivos, entrarem nas práticas da empresa.
Olhar integrado para o transporte de cargas
Um ecossistema de transporte de cargas seguro explora, em resumo, a tecnologia, o gerenciamento de riscos e o capital humano. Ao fazer isso ao mesmo tempo, cria sinergia entre as tarefas, gerando resultados mais expressivos do que a soma de suas partes individualizadas.
Soluções de rastreamento veicular, por exemplo, permite uma otimização de rotas logísticas em tempo real. Sob o mesmo ponto de vista, uma equipe constantemente em treinamentos e aprimoramentos terá as melhores condições para identificar potenciais problemas na frota e ordenar manutenções preventivas. Todas essas ações em conjunto reduzem custos, encurtam prazos e elevam a segurança, não apenas da carga, mas também do motorista.
O capital humano, sem dúvida, é o principal ativo de uma empresa de logística. Assim sendo, ele deve ser valorizado com capacitações como cursos de direção defensiva e softwares de monitoramento da telemetria do veículo. Isso permite ao suporte remoto acompanhar a evolução da viagem e sugerir adaptações que melhorem o desempenho e elevem a segurança em situações de chuva, obras na pista e similares.
Processo com ponto de partida, mas sem ponto de chegada
A segurança no transporte de cargas deve ser uma prioridade para operadores logísticos. Mas, nessa jornada, só se começa. Sempre há um novo treinamento, um novo equipamento, uma nova tecnologia. E o que é vanguarda hoje pode ser obsoleto em pouco tempo.
Se você quer saber mais sobre logística e operações, siga nossos perfis nas redes sociais e acompanhe todas as novidades publicadas no nosso blog!