Warning: preg_match(): Allocation of JIT memory failed, PCRE JIT will be disabled. This is likely caused by security restrictions. Either grant PHP permission to allocate executable memory, or set pcre.jit=0 in /home/logg2l/public_html/wp-includes/load.php on line 46 Gestão de Riscos e Eficiência Operacional – G2L Logistica

Gestão de Riscos e Eficiência Operacional

Compartilhe este post

Jaqueline Moraes 

No cenário altamente competitivo do mercado de logística, onde a busca incessante pela excelência operacional e uma gestão eficaz de riscos são imperativos para o sucesso, destacam-se as empresas que conseguem incorporar esses princípios em sua cultura empresarial.  

Companhias que tratam a mitigação de riscos não apenas como uma tarefa reativa, mas também preventiva. Investindo em tecnologia, pessoas, processos e análise de dados, é possível estabelecer parâmetros rigorosos de segurança que não apenas detectam irregularidades, mas as previnem.  

Neste artigo, vamos abordar um pouco melhor o assunto e usarei a minha experiência na G2L, onde atuo como Coordenadora de Gerenciamento de Riscos desde 2022, para exemplificar a relevância da sua empresa tratar deste tema como prioridade. 

Vamos mergulhar nos princípios e práticas que transformaram a G2L em um exemplo de prevenção de riscos e excelência operacional – no último mês de agosto, por exemplo, houve zero ocorrências de roubo de cargas, mesmo com o grande número de viagens ao atender regularmente 79% das cidades brasileiras. 

O compromisso com a segurança se estende às 25 filiais distribuídas pelo Brasil, onde o treinamento contínuo, a tecnologia e o feedback são valorizados como ferramentas essenciais para aprimorar a operação. 

Tecnologia potencializada por uma cultura de segurança 

Enquanto muitos consideram apenas a tecnologia de ponta como a solução definitiva, entendo que a gestão de riscos vai muito além disso. Embora sua frota conte com equipamentos novos e tecnologia de última geração, por exemplo, o foco na manutenção preventiva, no suporte ao motorista e no planejamento das viagens são algumas ações igualmente relevantes para mitigar riscos. O mesmo vale para outras áreas de gestão. 

Na G2L, contamos com uma Torre de Controle e toda nossa frota é composta por equipamentos novos com a mais atual tecnologia embarcada, porém os índices não dependem somente disso. Além das ações já citadas de manutenção preventiva, suporte ao motorista e planejamento das viagens, realizamos o valioso compartilhamento de conhecimento e treinamento contínuo com equipes e motoristas.   

Com isso, dia após dia, solidificamos uma cultura de segurança, que vêm apresentando números muito sólidos e reconhecidos tanto na organização, quanto aos nossos clientes. Isso em respeito não somente ao número de ocorrências, mas em relação também à redução nos prejuízos. 

Como nossa operação hoje ultrapassa 20 mil viagens mensais, temos uma recorrente demanda por novos motoristas e, nestes casos, a redução nas ocorrências em suas primeiras viagens foi de 60%. Isto é fruto de um trabalho conjunto com as áreas de gerenciamento de risco, operações e segurança viária.  

Neste sentido, a gestão de risco começa muito antes do embarque, fidelizando parceiros e motoristas que estejam alinhados com a visão da empresa sem que isso diminua a capacidade de atendimento aos clientes. 

Resultados Sólidos 

Em relação ao roubo de cargas, tivemos uma diminuição de 80% nas ocorrências, comparando o ano presente com o mesmo período de 2022. Sendo o mês de agosto deste ano um case de sucesso, com nenhuma ocorrência de roubo de cargas. 

A manutenção periódica dos processos, aplicação de treinamento, reciclagem e briefing tanto das equipes internas e dos motoristas parceiros, contribuiu significativamente para evitar riscos de roubo em nossas operações. 

Neste caso, ações em pontos focais como estudo in loco nas regiões de maior recorrência, por exemplo, também foram tomadas. Porém também realizamos muitas ações sem gerar custos adicionais, como por exemplo mudança no horário de rodagem e um novo plano de rota. 

Investindo em Prevenção 

A inserção de postos avançados em unidades de alto risco fortaleceu ainda mais a prevenção de sinistros e roubos de cargas. A criação de uma célula de monitoramento na matriz da G2L permitiu a tomada rápida de decisões e uma investigação interna que resulta em melhorias constantes. 

Com a redução da sinistralidade, além de reduzir custos em seguro, temos condições e coberturas para que nosso time de negócios tenha melhor margem para negociar novos embarcadores, atendendo a qualquer tipo de segmento e recebendo apoio do Corretor e da Seguradora no alcance dos objetivos G2L. 

A história de sucesso da G2L não é apenas uma lição sobre a gestão de riscos e eficiência operacional; é um exemplo inspirador para todo o setor. É um case de como o compromisso com a prevenção, a inovação e a colaboração podem transformar uma empresa em um líder de mercado.

À medida que enfrentamos desafios contínuos na logística, a tendência é que veremos esta abordagem sendo aplicada cada vez mais nas operações.

E qual a sua opinião sobre esse assunto? Interaja conosco nas redes e acompanhe nossos outros conteúdos. Estamos nas principais mídias sociais, sempre como @logisticag2l! 

Se você gostou desta publicação, compartilhe para que mais pessoas possam ver! 

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades!

Destaques
Últimas notícias
Não há mais posts!