Por Redação |
Gerenciar tudo o que acontece em um pátio é uma tarefa complexa e desafiadora. Em muitos casos, a má administração pode impactar negativamente a qualidade das operações logísticas e das entregas, gerando lentidão dos processos e inúmeros prejuízos.
Por isso, eliminar gargalos na gestão de pátios melhora a eficiência do transporte, reduz gastos desnecessários e gera valor aos clientes e motoristas. Aos clientes, ao promover segurança no transporte das cargas através da amarração e checklist bem-feitos, por exemplo. E aos motoristas, ao promover um ambiente adequado e agradável enquanto aguardam. Seja com restaurante, banheiro, sala de espera e até mesmo treinamento personalizado de acordo com a necessidade.
Um outro ponto é pensar no consumidor final, já que nos dias de hoje a rapidez das entregas é um dos fatores mais importantes e os pátios auxiliam na agilidade da liberação de carretas e serviços de preparação.
No passado, as pessoas conheciam as empresas apenas pela qualidade dos seus produtos, notando o serviço logístico apenas quando algo negativo ocorria – como atrasos, extravios e avarias. Hoje, no entanto, a praticidade, segurança e rapidez das entregas também são fatores determinantes para a decisão de compra.
Segundo a edição 2021 da pesquisa Global Consumer Insights Pulse Survey, da PwC, a velocidade e confiabilidade da entrega lideram o ranking com a preferência de 47% dos brasileiros. Portanto, para garantir a eficiência do transporte de cargas e de toda a cadeia logística, uma Gestão de Pátios produtiva, tecnológica e otimizada torna-se essencial.
Gestão de pátios na prática
A Gestão de pátios inclui uma série de atividades para garantir maior controle e produtividade das tarefas logísticas. Podemos citar como exemplo o controle de acesso automatizado, monitoramento de câmeras e portaria 24h, manutenção e limpeza predial e das áreas verdes, assim como o gerenciamento e análise dos indicadores e estatísticas de desempenho. Vejamos algumas das demais atividades realizadas:
Facilities
- Gestão de entrada e saída
- Limpeza e coleta seletiva
- Organização
- Segurança
- Restaurante
- Ações de Comunicação
- Ações de Prevenção
- Salas de espera
- Salas de treinamento
- Banheiros com chuveiros
Checklist e Indicadores
- Checklist de Veículos
- Amarração de cargas
- Preparação
- Produtividade
- Geração de Relatórios
- Extração de Indicadores
Automação
- CFTV
- Sistema de Gerenciamento
- Pager de Tempo e Movimento
Estas são algumas das inúmeras possibilidades dentro dos pátios. E a excelência na gestão de tantas tarefas só pode ser possível com a união de dois fatores: tecnologia de ponta e uma equipe qualificada.
Como a tecnologia otimiza os processos
As novas tecnologias têm proporcionado grandes mudanças e melhorias em toda a cadeia logística. Agiliza operações e desburocratiza processos que antes levavam muito tempo para serem realizados e, hoje, já estão concluídos em questão de minutos.
Os recursos tecnológicos também ampliam a capacidade de monitoramento e análise inteligente de dados, o que otimiza a gestão de pessoas e processos. Estas vantagens são muito bem observadas na gestão de pátios quando a sobrecarga de tarefas e pontos de atenção são tão expressivos que podem facilmente fugir do controle.
Aline Lopes, Coordenadora Regional de Pátios na G2L, afirma que a tecnologia é essencial em todas as atividades do pátio e fala um pouco sobre algumas dessas vantagens: “Todo o controle de fluxo interno, desde a entrada até a saída do veículo é monitorado, gerando produtividade e segurança ao processo. É possível contar com relatórios e dashboards que auxiliam muito nas tomadas de decisão e trazem informação e confiabilidade aos clientes”.
Quando há investimento em softwares como WMS (Warehouse Management System) e outros recursos tecnológicos, é possível usufruir de uma visão ampla de todos os processos no pátio. A gestão inteligente poupa energia, tempo e recursos ao automatizar os fluxos do dia a dia.
Os benefícios de contar com uma equipe qualificada
Um dos maiores desafios da gestão de pátios é garantir a produtividade e torná-los eficientes e seguros. E cada vez mais, as empresas estão cientes de que aplicar as melhores estratégias para garantir essas qualidades é indispensável.
Na busca por esses objetivos, o investimento em recursos e soluções tecnológicas são potencializados quando há uma equipe atenta e capacitada nas operações. Por isso, investir em profissionais com conhecimento específico na área, contribui com qualidade, produtividade e principalmente a segurança.
O investimento em pessoas é sempre muito útil, seja no momento da contratação ou no treinamento constante. Aline Lopes reforça que “o ser humano é nosso principal valor. Quanto mais qualificada a equipe, melhor são aproveitados os recursos e mais seremos competitivos no mercado”.
E o que você acha sobre isso? Na sua visão, quais são os maiores desafios de gerenciar um pátio? Interaja conosco nas redes sociais e acompanhe nossos outros conteúdos, sempre como @logisticag2l!
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