Torre de Controle: como ela pode ajudar o seu negócio?

Compartilhe este post

Por Redação |

A logística no Brasil está em constante transformação. Cada vez mais frequentes, os processos de transporte de cargas e armazenamento são impactados pela crescente demanda e pelo surgimento de novas soluções tecnológicas e operacionais. A Torre de Controle Logístico é uma dessas tecnologias que nos últimos anos muda estruturalmente o dia a dia das operações.

Hoje em dia, realizar o monitoramento em tempo real dos processos e etapas de entrega deixou de ser um diferencial para se tornar um recurso indispensável no controle logístico. E por meio de uma torre, é possível ter acesso às informações que otimizam atividades, auxiliam na tomada de decisão, aumentam a segurança das operações e geram outras inúmeras vantagens para empresas e clientes.

Por isso, é importante entender mais a fundo o que é uma Torre de Controle, quais são seus benefícios e, principalmente, como implantá-la nas operações.

O que é uma Torre de Controle Logístico?

A Torre de Controle Logístico é uma tecnologia que promove o rastreamento e o monitoramento completo das atividades, que vão desde a formatação das cargas, carregamento e tracking até o momento em que a operação é finalizada. A ferramenta possibilita uma visão ampla e aprofundada de toda a cadeia logística.

Ao compilar e analisar os dados através de dashboards, é possível acompanhar visualmente os status atualizados de cada etapa. É um recurso que gera valor ao integrar todas as informações relevantes e otimizar a gestão.

Desta forma, é possível distribuir diversas centrais de monitoramento por suas filiais para acompanhar processos e se comunicar com os motoristas, enquanto a Torre de Controle serve como uma base única ao receber todas essas informações compiladas em tempo real.

A integração com outros recursos e tecnologias, como é o caso do GMOV— plataforma de contratação de fretes com mais de 50 mil caminhoneiros cadastrados —, potencializa as funções da torre e oferece maior precisão nos dados para uma gestão inteligente das operações.

O Coordenador da Torre de Controle na G2L, Alex da Silva, comenta sobre o valor gerado por este recurso. “Com a nossa Torre de Controle, hoje temos mais rapidez na formatação otimizada das viagens e maior ocupação dos veículos”. E as vantagens vão muito além do transporte de cargas, ou da praticidade em compilar e unificar as informações.

Quais os principais benefícios?

Quando falamos em transporte de cargas e demais atividades logísticas, o principal objetivo da maioria das empresas é cumprir os prazos estabelecidos, com segurança e eficiência, não é mesmo? E como fazer para garantir qualidade e manter preços competitivos?

Sabemos que reduzir os custos operacionais e, ao mesmo tempo, garantir agilidade e excelência operacional é um dos maiores desafios encontrados na logística. É muito comum vermos a busca por redução de custos impactar negativamente a qualidade das operações.

Excelente solução para esses desafios, uma Torre de Controle completa é capaz de garantir benefícios em diversas frentes, como otimização do tempo, maior margem de lucro e qualidade de serviço. Benefícios que geram maior poder de gestão operacional e redução de custos aos clientes. Aumentando, assim, as chances de fidelização. Algumas das vantagens que sua empresa pode usufruir a partir de uma Torre de Controle são: 

  1. Monitoramento e rastreamento constante

Medição em tempo real das operações, o que possibilita tomadas de decisão mais rápidas e precisas.

  1. Centralização logística

Aumenta a eficiência ao manter em um só lugar o compilado de todas as informações e estratégias da central logística

  1. Roteirização de transporte

Reduz custos e garante maior segurança no transporte ao calcular os melhores trajetos, desvios, raio de rodagem, coletas e entregas.

  1. Maior segurança e confiabilidade

Quanto mais informação organizada e analisada, maiores são as possibilidades de tomar decisões mais seguras e confiáveis. Viabiliza ações que evitam roubos de carga, falhas mecânicas e acidentes.

  1. Métricas precisas

Possibilita o acesso às métricas das atividades e demais informações úteis, como levantamento de KPIs para avaliação de desempenho.

  1. Scalation List

Manter contato direto com as lideranças para dimensionar e escalonar problemas, no intuito de encontrar soluções rápidas e assertivas. 

  1. Diminuição do tempo improdutivo e ocioso

Auxilia a evitar rotas longas, grandes esperas de carga e descarga no cliente, desvios desnecessários e ociosidade das equipes.

  1. Redução de custos operacionais

Ao otimizar processos, tornar as operações mais inteligentes e reduzir gastos desnecessários, a redução de custos é uma consequência natural. É possível evitar que o caminhão rode com espaço ocioso, por exemplo, ao aproveitar veículos para outras entregas.

  1. Gestão da jornada de trabalho

Mapeia a jornada de trabalho da equipe operacional e dos motoristas, minimizando sobrecargas e possíveis acidentes. 

  1. Satisfação do cliente

Melhora a imagem da empresa e o nível de contentamento dos clientes ao garantir processos rápidos, práticos, eficientes, padronizados e organizados.

Nesse sentido, a Torre de Controle é uma tecnologia que está aqui para ajudar e mudar o dia a dia das atividades logísticas. Contar com esses recursos faz toda a diferença e, quando integrados, geram resultados extraordinários. ” Com ela, temos hoje uma tomada de decisão mais assertiva. Conseguimos olhar a companhia como um todo e não mais fragmentada por filiais”, reforça Alex. 

E você deve estar se perguntando “por onde devo começar para integrar esta tecnologia às minhas operações e otimizar os meus processos?”

Como implementar uma Torre de Controle nas operações

Inicialmente, antes de qualquer outra coisa, é preciso conhecer a fundo suas operações. Estudar como funciona cada processo, parâmetro e peculiaridade, em detalhes, possibilita uma implantação mais segura e adaptada às necessidades da sua empresa. Cada companhia, setor, área de atuação e recursos disponíveis impacta diretamente no modo como a Torre de Controle deve ser implantada e deve ser levada em consideração. 

A partir da organização destas informações e o conhecimento necessário do seu negócio, é preciso definir quais os objetivos práticos dessa ação. Onde sua empresa quer chegar ao adicionar essa tecnologia em suas operações e quais os recursos indispensáveis para chegar a estes objetivos.

Antes de começar a implantação, mesmo com tudo mapeado, organizado e definido, é sempre bom contar com a expertise de empresas especializadas. O processo fica consideravelmente mais simples e seguro, ao atender as expectativas e necessidades específicas e alinhadas com a realidade da sua organização.

E o que você acha sobre isso? Acredita que uma Torre de Controle iria fazer diferença nas suas operações? 

Conta pra gente através dos nossos canais de contato e interaja conosco nas mídias sociais, sempre como @logisticag2l!

Se você gostou desta publicação, compartilhe em suas redes para que mais pessoas possam conhecer as vantagens de uma Torre de Controle e seguir com a gente #NaRotaDoFuturo!

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades!

Destaques
Últimas notícias
supply chain blog g2l logística
Logística e Operações

Supply chain: caminho para uma vantagem logística

Supply chain, ou cadeia de suprimentos, vai muito além de armazenamento e transporte. É também compra de insumos, embalagem e gerenciamento interno, dentre outros processos

g2l logística eficiente e personalizada
Logística e Operações

Logística eficiente e personalizada

Um país como o Brasil possui inúmeras realidades dentro do seu território. Assim sendo, definir uma logística eficiente é, em si, um desafio. Afinal, a

Não há mais posts!